Começando a Trabalhar com TortoiseSVN


Resultado de imagem para logo tortoisesvn

TortoiseSVN é uma ferramenta de interface gráfica para clientes Subversion (SVN). Trata-se de uma ferramenta para sistemas Microsoft Windows, de código aberto e licença totalmente gratuita concedida pela GNU General Public License. Ela facilita o controle de versão realizado com SVN e funciona integrada à IDE eleita pelo desenvolvedor para o projeto, seja qual for a IDE e o tipo de arquivo que estiver trabalhando.

Vantagens que valem a pena destacar sobre o TortoiseSVN são que ele está disponível em 34 línguas, oferece suporte a diferenciação e fusão de arquivos de aplicativos de escritório como Microsoft Word, suporta todos os protocolos do SVN e é fácil de usar, intuitivo - oferece feedbacks e diálogos descritivos, tem preenchimento automático, verificadores ortográficos e permite mover arquivos arrastando-os. 

O software também é capaz de gerar gráficos que descrevem os revisions/commits realizados, o usuário é capaz de saber em que momento criou uma tag/branch ou modificou um arquivo ou diretório, além de gerar também gráficos de estatísticas de commit do projeto e comparação fácil entre branches ou tags.

Trabalhando com TortoiseSVN - Um tutorial de como criar um repositório

Como já dito, o TortoiseSVN possui licensa gratuita e pode-se fazer o download em https://tortoisesvn.net/downloads.html.

Após finalizar o processo de instalação, a aplicação pode ser acessada clicando com o botão direito do mouse em uma área qualquer - na área de trabalho, por exemplo - então novas opções poderão ser vistas, conforme a Figura 1.

Figura 1 - Fonte: Autores

Clique na opção "Create Repository here" para criar o repositório.
A janela que surge na sequência indica a criação do repositório repositório com a mensagem: "The repository was successfully created" (Figura 2), e também pergunta se deve criar a estrutura de sub diretório (trunk/branch/tags). O usuário deve clicar no botão "Create folder structure", a mensagem a seguir informa o sucesso dessa operação (Figura 3) e em seguida no botão "Start Repobrowser", que verifica os diretórios criados.

Figura 2 - Fonte: Autores
Figura 3 - Fonte: Autores

A Figura 4 mostra um exemplo dos diretórios criados após essas ações, e com os quais o usuário trabalhará durante o processo de controle de versões. Deve-se clicar em "OK".

Figura 4 - Fonte: Autores
A seguir, deve-se importar o projeto desejado para o repositório. Vá até a pasta do projeto, clique com o botão direito do mouse sobre a pasta em questão, passe o cursor sobre "TortoiseSVN" e no menu que aparece, escolha a opção "Import", como mostra na Figura 5.

Figura 5 - Fonte: Autores

Na janela que aparece em sequência, informe o endereço da pasta "trunk", criada junto com o repositório, e clique em "OK". O processo de importação correrá até estar completo, então clique no botão "OK", conforme a figura 6.

Figura 6 - Fonte: Autores

O ícone do diretório do projeto passará a ter um desenho sinalizando "check" em verde, significa que o conteúdo dele é o mesmo do repositório e a cópia foi realizada com sucesso.

Concluindo

Com este pequeno tutorial a intenção é mostrar o quão simples e intuitiva é a tarefa de começar a utilizar uma ferramenta de controle de versão com TortoiseSVN, e assim passar a ter a gerência de todas as versões criadas, e as modificações, com um histórico detalhado dos registros. É uma ferramenta prática e intuitiva, de forma que não requer muito tempo para aprender estar apto a gerenciar as versões do projeto.









Comentários

  1. Comecei a trabalhar com controle de versão justamente com SVN, apesar do GIT ser o mais utilizado atualmente, o SVN continua sendo muito utilizado, principalmente pra versionamento em sistemas legados.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas