Começando a trabalhar com o Git
Olá, pessoal, tudo bem!?
Até agora apresentamos alguns conceitos acerca dos VCS's, em especial o git, mas... como utilizar os recursos dessa ferramenta?
Esse texto é direcionado ao uso básico do Git.
Você já conhece um pouco do Git, mas para utilizar dos seus recursos é importante o uso de algum repositório para alocar seus projetos, como:
Esses repositórios são serviços web que oferecerem funcionalidades extras aplicadas ao Git de forma gratuita ou comerciais.
Instalando o Git
Neste texto, mostraremos a instalação e uso básico do Git através do Github.
Para começar a utilizar o Git, é preciso instalá-lo baixando-o em neste link, de acordo com seu Sistema Operacional.
Após a instalação do Git, abra o terminal do Git Bash Here e execute os seguintes comandos:
git config --global user.name "Seu nome"
git config --global user.email "Seu endereço de email"
Criando um repositório remoto
Após a instalão do Git, acesse o site Github e crie uma conta. Feito isso, é possível obter um projeto Git da seguinte forma:
Acesse o site do Github, faça login e crie copie o link de algum repositório existente ou crie um novo repositório conforme a imagem a seguir.
Nesta imagem foi criado um repositório cujo nome é site, e ele está disponível em https://github.com/<username>/site, onde username é o login que você usou para se cadastrar. Acessando esta url temos a seguinte resposta:
Está é a tela principal do projeto site, e podemos clonar (fazer uma cópia localmente), através do link disponível em HTTPs Clone Url executando o seguinte comando:
git clone https://github.com/<username>/site.git
Até agora temos o git configurado em nossas máquinas, uma conta no serviço do Github e um repositório local e remoto.
Os repositórios locais consistem em três árvores mantidas pelo subdiretório git.:
- Working Directory - contém arquivos vigentes.
- Index - arquivos temporários.
- HEAD - última configuração do projeto.
Comandos básicos do Git
- git add (<arquivos>) - Use este comando para enviar novas alterações ao INDEX. É importante saber que este comando não envia os arquivos ao Git, ele só está preparando os arquivos para a próxima revisão do repositório.
- git commit -m - Use este comando para criar uma revisão com as alterações contidas no INDEX. Obs.: o "m" pode ser qualquer comentário que identifique as alterações que foram feitas.
- git push - Use este comando para publicar os commits para o Github, neste momento será solicitado a senha.
- git status - Use este comando para exibir o status atual do seu repositório.
Colocando em práticas os comandos do Git. Se você adicionou novos arquivos ao repositório local ou fez alterações nos arquivos existentes e quer enviá-las ao repositório remoto para que seja vista pelos outros colaboradores basta utilizar os seguintes comandos:
git status
Irá mostrar se existe alguma alteração que ainda não foi enviado para o repositório remoto. Existindo tais alterações, utilize os comandos:
git add
git commit -m
para manter o repositório local atualizado, mas as alterações ainda não foram enviadas para o repositório remoto, para isso, bastas utilizar o comando:
git push
Pronto, agora temos o repositório local e remoto atualizados. Mas e se um outro colaborador fizer as alterações e você precisar copiá-las do repositório remoto para o repositório local? Não precisar clonar o projeto novamente, existe um outro comando que faz a verificação e atualiza o repositório local:
git pull
Trabalhando com branches e Merge
Um branche nada mais é do que a ramificação de um projeto, ou seja, a duplicação de um objeto sob controle de revisão para que as modificações possam ocorrer em paralelo ao longo de ambas as ramificações.
Imagine que seu projeto está devidamente funcionando, mas é preciso adicionar novas funcionalidades,você começa a fazer as alterações em casa, não consegue terminar e decide que vai continuar quando chegar no trabalho, para garantir que seu projeto continue funcionando corretamente, cria-se um branche para alocar a nova versão (incompleta) até que ela esteja totalmente pronta. Para criar uma nova branche execute o comando:
git checkout -b nome-do-branch
E para que possamos trabalhar nele, usamos o comando:
git checkout no-do-branche
Tudo que for feito a partir de agora será enviado para o novo branche.
Você concluiu todas as alterações que precisavam ser feitas no novo branche e quer voltar a ter somente uma versão do projeto com a nova funcionalidade.
Para isso utilizamos uma função de merge, com a seguinte comando:
git merge nome-do-branch-que-foi-criado
Isso fará uma junção entre os códigos existentes nos dois branches. Caso queira deletar o segundo branche, utilize o comando:
Referências
Para conhecer mais sobre o Git e entender sobe controles de versão acesse:
Tutorial muito sucinto e bacana!!! Parabéns.
ResponderExcluirMuto bom o tutorial!
ResponderExcluirNo GitHub os projetos privados a gente precisa comprar uma licença ou é gratuito para uma quantidade de usuários do projeto?